24 junho 2006

Dar Incondicionalmente...

Não é uma crítica, nem um comentário. É somente uma constatação de factos. Estou consciente de que é algo raro. De que o ser humano na sua maioria perdeu estas qualidades. Não posso, nem devo afirmar que hoje em dia não se sabe “DAR”. Não, isso todos o fazem de certa forma.
- Existem os que dão porque estão à espera de algo em troca;
- Os que dão porque são bondosos;
- Os que dão porque foram educados para o fazer;
- Os que dão porque mais tarde nunca se sabe;
- Os que dão porque é uma forma de conquista;
- Os que dão para se redimir;
- Os que dão e depois desistem porque acham que deram muito (como se isso fosse quantificável);
- E, os que dão incondicionalmente;

Dar incondicionalmente é quase um estado de alma. É uma forma de estar na vida que confunde os demais. Basta pensar que quem recebe formula logo a questão: Porquê? Não existe porquê. Não é uma defesa, antes pelo contrário quem dá desta forma não precisa de se defender de nada. Quem faz disso uma forma natural de estar na vida, tem as portas sempre abertas mas, para tal, teve que quebrar barreiras, tabus, morrer e voltar a viver.
É algo que não se cultiva, é uma necessidade. Não pode viver à espera de ser retribuído porque isso não acontece. O ser humano é perito em receber. Tem necessidade disso. É esse receber que alimenta o seu ego, que aumenta a sua auto-estima, que o faz seguir em frente.

Quem dá incondicionalmente, raramente ouve o que quer ou, recebe na mesma moeda. Também não está à espera que aconteça mas, se porventura essa cena subir ao palco, sente-se a estrela mais completa e recebe esse gesto como se fosse, a maior prenda jamais ofertada e faz disso o seu alimento para mais uma caminhada.
Quem vive nesse estado, vive em parte só e precisa de sentir que aqueles que fazem parte do seu mundo estão bem. É um ser como outro qualquer cheio de defeitos e qualidades.

Dar: - Não pressupõe dor mas, trás dor ao “incondicional”;
- Não trás amor, trás dor de amar;
- Não trás gostar, Vive-se a gostar;
- Não trás partilha, Vive-se a partilhar;
- Não trás um mundo novo, vive-se no que se tem, etc, etc, etc.

É um estado de alma em que nada gira à volta do umbigo mas, aceita que o mundo gire à volta do umbigo dos que o rodeiam.
É um estado de alma que por vezes cansa e apetece dizer BASTA. Às vezes di-lo de uma forma definitiva noutras, quando o faz, revolta-se consigo mesmo pois, caí em sí e vê que os que o rodeiam, deixam de estar bem.
É um estado de alma que rapidamente transforma gostar em amar e aí, sofre. Sofre porque nem todos estão disponíveis para receber. Sofre porque não consegue explicar que não quer que lhe retribuam mas sim que recebam. Quer dar pelo puro prazer de dar.

Dar incondicionalmente é respeitar o outro a ponto de incentiva-lo a ser feliz e refugiar-se depois no seu mundo (todos temos um), para por vezes ser "infeliz". É saber que tentar, não pressupõe conseguir.
Quem vive assim, tal como disse, também tem defeitos, por vezes é egoísta, também cria barreiras para não se magoar, também tem capas, neuras, por vezes inveja, etc. Basta que seja humano.

Aprende a ouvir, a incentivar, ma não se anula em prol dos outros, nunca deixa de gostar de si mesmo porque para viver assim, tem de se conhecer bem a si mesmo. Tem que ter consciência das suas fraquezas, defeitos, problemas para que possa estar bem consigo mesmo.

Como ser humano que é, sabe que no fundo no fundo, também ele quer ser amado, ouvido, abraçado, em suma quer sentir que é feliz porque alguém lhe viu a alma. Pois, feliz já ele tenta ser no dia a dia quando dá.

Dar incondicionalmente, não faz daquele que assim vive um bicho em vias de extinção, um bicho raro ou um ser especial. Faz dele sim, mais um deste mundo. Faz dele alguém diferente porque todos somos diferentes e de certa forma iguais. Faz dele alguém que também pertence aos mundo do “e se?”. Alguém que tenta fazer o tempo ter tempo para dar, nem que para isso tenha que, por segundos fazê-lo parar.

Dizem os psicólogos que quem vive assim, vive por opção para não enfrentar os seus problemas, vivendo a vida dos outros. Que por norma refugia-se no trabalho porque não tem vida social, etc.

Discordo, com todo o devido respeito que tenho por estes senhores, quem vive assim tal como qualquer outro ser humano, acaba sempre por enfrentar os seus problemas, não vive a vida dos outros porque ao faze-lo está a anular-se como pessoa, tem vida social porque tal como os outros, tem amigos e pergunto: quem não se refugia no trabalho de vez em quando por este ou aquele motivo?

Estender a mão, abrir os braços, sorrir, conquistar, respeitar, chorar, partilhar a dor, ser palhaço, ser estúpido, aparvalhar, aguardar o momento próprio, dizer gosto de ti, saber dizer basta quando assim é preciso, respeitar o silêncio dos outros, calar, abóborar, cantar, etc… Todos conseguimos estes actos, está dentro de nós, nuns mais do que noutros mas, esta lá.

Quem dá incondicionalmente, utiliza tudo isso e mais para que alguém ao seu lado seja feliz e muitas vezes, no meio da sua “infelicidade”, “solidão” e problemas, ainda consegue dizer: Amo-te. Aí sim, faz a diferença.

Desta vez, não acabo com "Rest my case" digo antes: é um estado de alma, é uma conquista constante, é aceitar os outros tal como são. Só o aceita e concorda quem quiser pois tem esse direito.

12 comentários:

Anónimo disse...

Li...Parei...Voltei a ler...bebi cada parágrafo. Pensei em comentar e desisti porque... Fui dar uma volta e voltei a entrar só para dizer que é dificil não nos idenficarmos com alguns parágrafos. Acho que quem é assim, acaba sempre por ser especial e não faz a diferença só por dizer esta ou aquela palavra, faz a diferença exactamente por ser como é. Quem encontrar alguém que viva como descreves, muitas vezes encontrou quem (a/o) complete e só dá conta que teve depois de ouvir o "basta". Passado o tempo, sente o vazio da perda e tenta ter de novo. Essa é a parte dura. Fico por aqui.
Pedro

Anónimo disse...

P.S - Decididamente, é mesmo um prazer ler-te. Quando comentas, comentas. Mas quando te dá para "escreveres", dá que pensar...
Pedro

Anónimo disse...

Uiiiiiiiii. Achar que se deu muito pode ser quantificavel, para a pessoa que deu, é igual ao "basta". Tipo esforcei-me e???...a desistência tem a ver com isso. Acho eu mas é muito subjectivo. Na verdade todos damos mas nestes tempos todos querem algo em troca, é complicado dar sem receber e acho que cada vez vai ser pior.
P.S- Que tens feito? Coffeeee, conversa em dia?
E ó P meu, tás tás... Tens que vis ao coffeeee também.Uiii tens tens.
Beijos Rute

Anónimo disse...

Li e nao reli mas percebi que dar nao é linear para quem nao se preocupa consigo. So pode dar aquele que tem para dar.

percebi ?????

nendela

HNunes disse...

Olá Nendelus
Não sei se concordo que só pode DAR quem tem para dar, pois acho que todos temos algo para DAR a forma como damos é que pode ser dicutível e isso vê-se pela reacção de quem recebe...
Jokas
P.S Mesmo noutro canto do mundo consegues estar cá.

Unknown disse...

comentários???? Como se já dizes tudo???

HNunes disse...

Olá Filipe, nunca se diz tudo. As pessoas ou se identificam ou não com o que leem. Em relação ao teu comentário, queres dizer que não tens opinião ou que concordas integralmente com o que está escrito.

Não percebi. De qlqr forma obrigada.

Nhufas

Anónimo disse...

Gostei, nao conhecia esta tua faceta...uma surpresa com 3 letras.
FORÇA!!!
djai

Anónimo disse...

Oooppsss! Li e comovi-me, porque me identifiquei. Não te vejo nem te ouço há que tempos. Na nossa breve troca de emails sugeriste uma visita ao teu blog.Eis o resultado: Surpreendi-me com a beleza de quem ama a vida, as pessoas, as circunstâncias e, por via disso mesmo, sofre as consequencias naturais, e por vezes dolorosas, desse sentir que é o de alguém comprometido com a vida, pela via do Amor. É disto que se trata. Acho que não é facil,também não é permanente (no sentido de que não é a toda a hora nem a todo o minuto), é como dizes, um estado de alme.Dar incondicionalmente é amar incondicionalmente e é muito bom.
Saudades muitas
Kitty

Anónimo disse...

AMO ASSIM MAS É COMPLICADO MAS AMO...MAS QUANDO ESTOU LONGE SÓ DESEJO ESTAR COM ELE É A VIDA

Anónimo disse...

não me canso de ler é incrivel tudo que vc diz estou amando muito o Cris mas minha situação é dificil estou dividida por que ...a vida é assim tão complicada só sei que amo amo amo...Sil

Antonio disse...

eu sou essa pessoa, dou com amor e por amor, só peço ás pessoas a que dou que não me agradeça, pois sempre fui assim, mesmo em criança com a idade de seis anos como tinha fartura em casa dava ajudava quem me procurava, e meus pais sabendo não me chamavam atenção.Já adulto, pois neste momento estou com 50 anos, sou a mesma pessoa, ás vezes ficava sem nada para ajudar os outros, hoje que tenho uma vida melhor, sou o mesmo e quando dou, por intermediários peço que não divulguem o meu nome, mas, não me compreendem e até falam mal de mim, e a essas pessoas para ver que nada queero delas lhe pago com amor, lhes dou mais do que esperavam.
Sou feliz, mas também infeliz, pois que me sinto só.Há depois quem se aproveite de mim com falinhas mansas e a tentar mais e mais. Não posso mudar o mundo, mas sou mais feliz a dar que a receber, por isso digo ás pessoas que tenho tudo, e não preciso de nada. Gostei muito do que li.
pois ninguém é perfeito e eu sou um deles.
ANTÓNIO