15 maio 2007

Ausência


Se a ausência falasse, diria que as estrelas perdem o seu brilho sem ti
Que o luar escuresse assim como os meus olhos, quando te vejo partir
E que o sol, por mais que brilhe, não aquece o meu sentir
mas a ausência não fala, faz-me somente pensar no que sou, sem ti

É recente, essa amizade com a ausência
Conhecia quando a porta se fechou, para dar lugar ao vazio
reconhecia quando se abriu e nao eras tu, mas um arrepio
profundamente sentido, quando disse que a sua graça era, ausência

Mas que graça essa, que sem graça, ensina a desamar?
Não pode ser uma graça bem-vinda, quando nos deixa sem ar
E de noite nos gela o leito, seca-nos a lágrima antes de chorar
Só para lembrar, a importância de assim se chamar

Mas a ausência não fala, faz-nos somente sentir a sua presença
Para lembrar que esse sentir, pode ser a saudade de quem volta,
Como a partida de quem outrora, prometeu uma reviravolta
Nesse arrepio sentido no abrir da porta, anulando, a sentida sentença.

Se a ausência falasse, diria que escreve-la, não é enaltece-la
É reconhece-la, remete-la sem endereço nem código postal
Esquecendo assim esta morada, para que a tua volta seja natural
O bater da porta, um sinal que não voltarei a senti-la

Hoje escrevo à ausência esquecida, ontem sentida. Amanha, não sei. Talvez sorria com tua ausência, por ser somente uma falta de comparência e meu leito, ontem gelado, embora vazio, mantê-lo-ei aquecido com a lembrança da tua breve passagem, hoje presente e profundamente sentida.

No futuro, acharei graça quando lhe perguntar a graça e nesse momento pelo meu riso, saberá (a ausência) que foi uma amizade passageira, vivida, sentida e hoje esquecida.

26 comentários:

Mago dos sonhos disse...

Saudações!

Quanta ausência, por vezes existe numa palavra proferida? Quanta ausência existe num corpo por vezes presente? A ausência é um dormente sentimento na nossa alma. Pereita valsa de letras. O Mago, aqui repousou.

Sonhos Mágicos

A.S. disse...

Belissimo texto! Mas lembra-te que quanto maior for a ausência, mais intenso será o momento do reencontro!...


Um terno BeijO!

sonhadora disse...

Quando o crepúsculo desce e a noite cresce, o sonho faz-me suspirar.
Beijinhos embrulhados em abraços

Chama Violeta disse...

Dizei muitas vezes ao dia:

“Eu Sou uma coluna de Fogo Violeta, um foco de luz da energia cósmica, que consome tudo o que é negativo”.

Beijos de luz e fica bem...

Sandokan disse...

A casa está vazia.
Subo as escadas e tu apareces,
às vezes,
com as cores do Outono.
Vejo um vulto, és tu
que me deixas uma marca
sobre a minha palidez.

Já não queres aprender
com o passado e só preferes
gritar, chegar ao fim da vida
para então descobrir
que não viveste.

Já não falas e não te moves,
e no entanto a minha vida estremece,
assaltada pelos teus gemidos profundos.
O pranto cresce nas ruas da amargura
porque abandonas a terra,
olhando para trás.
Então, agora vislumbras a beleza, a alegria que nunca tiveste,
porque os medos em que viveste
te impediram de ser feliz.
Os meus dedos continuam a fechar
os olhos...
dos guerreiros mortos.

Quero agradecer, respeitosa e sinceramente, a todos aqueles que fazem do "nosso"

http://lusoprosecontras.blogspot.com
um ponto de encontro onde a Amizade, a Paz e o Bem nos fazem sentir e viver a vida com mais AMOR.

BEM-HAJAM!


Felicito-te, também, por me presenteares com este teu maravilhoso blogue. Gosto muito de aqui "ancorar".

Entre linhas disse...

Por vezes os sintomas de ausência são bbenéficas aumenta a intensidade dos sentimentos.
Boa continuação de semana
Bjs Zita

Pedro Branco disse...

"Seca-nos a lágrima antes de chorar"

Vagueio na penumbra do teu leito. Sorrateiro. Que o teu calor me sufoca. Escondo-me na tua silhueta só para fechar os olhos. Sorrateiro. Que o teu corpo me devora. Encolho-me perante cada gesto do teu deitar. Sorrateiro. Que no cofre das danças ainda repousam as memórias.

E a seguir?

A seguir, deixo que me seques uma lágrima antes de chorar...

Alexandra disse...

"Mas a ausência não fala, faz-nos somente sentir a sua presença."

Quanta verdade!!!

Obrigada!

Bjs

Maria P. disse...

Lindíssimo.

Beijinho*

AC disse...

Hum, é dos pragmatismos mais sentidos que tenho lido. Gosto do sentir, gosto muito da escrita, mas não gosto dos grilhões.
Parabéns.

Sobrevivi à pior das ausencias. Anda em mim mas já não sou eu a andar por ela.
Sinto-me bem.

Beijo e a melhor das sortes

Luis Ferreira disse...

a ausencia leva a saudade, a dor, mas tambem à esperança do reencontro.

Gostei do blog

continua

Anónimo disse...

A ausencia ...
So me vem a memoria a palavra saudade, mas queria outra : esquecimento.

Um beijo

Miosótis disse...

Sublime este texto.
Parabéns!
Prometo voltar para te continuar a ler, pois aqui há promessar de boa leitura e sublime inspiração.
Deixo um beijo e o desejo de boa semana.

P.S. O concerto foi espectacular.
Surpreendeu-me pela positiva.

Brain disse...

Olá Helena.

Mais um texto para me deliciar.

Mas... "..amizade passageira, vivida, sentida e hoje esquecida." acreditas mesmo nisto?

Eu, não consigo esquecer amizades.
Profundas ou leves, que acabem naturalmente ou porque algo correu mal, eu... não consigo.
Ficam sempre, marcadas, cá dentro, na memória dos pensamentos e dos sentimentos e muitas vezes... entristeço ao pensar as amizades que já tive e que já não o são.

Mas enfim...
Gostava de ser ser assim, poder esquecer, mas confesso que esquecer, o que quer que seja, não é de todo, uma característica minha.

Beijo.

PS:Obrigado pela tua visita e palavras deixadas.

Jose disse...

A ausência doi.
A ausência faz abrir a gaveta das recordações.
Msa é na ausência que conseguimos sentir a dimensão dos nossos sentimentos.

Belo texto miúda


Jose

Jose disse...

Esqueci-me do beijo miúda.


Um beijo presente.



Jose

Anónimo disse...

Não sei o que diga, mas a ausência das palavras significam que a intensidade sentida das ausências presentes.

O leito estava frio, o calor dos lençóis relembra a presença da ausência.

A vida estava fria, o calor dos corpos relembra os aromas da ausência.

A mente está ausente, na ausência do desejo e do sonho presentes.

Helena, Simplesmente...
...presente
Paulo

Pitanga Doce disse...

Ah mas este blog...tinha de ser Libriana. Regida pelo planeta Vênus. Essencialmente mulher. Voltarei de certo. E por favor não percas o caminho lá de casa.

beijos doces

o Reverso disse...

Amigo,...aquele que mesmo sem compreender aceita e ajuda.

Maria disse...

Texto lindíssimo...
.... "passageira, vivida, sentida e hoje esquecida"...
Será?

Um beijo

Claudia disse...

Deixo-te um dos meus poemas preferidos, de um dos meus autores preferidos.

Espero que gostes.

Ausência

Quero dizer-te uma coisa simples: a tua
ausência dói-me. Refiro-me a essa dor que não
magoa, que se limita à alma; mas que não deixa,
por isso, de deixar alguns sinais - um peso
nos olhos, no lugar da tua imagem, e
um vazio nas mãos, como se as tuas mãos lhes
tivessem roubado o tacto. São estas as formas
do amor, podia dizer-te; e acrescentar que
as coisas simples também podem ser
complicadas, quando nos damos conta da
diferença entre o sonho e a realidade. Porém,
é o sonho que me traz a tua memória; e a
realidade aproxima-te de ti, agora que
os dias correm mais depressa, e as palavras
ficam presas numa refracção de instantes,
quando a tua voz me chama de dentro de
mim - e me faz responder-te uma coisa simples,
como dizer que a tua ausência me dói.

Nuno Júdice, in Pedro Lembrando Inês

Beijo

Verdades disse...

"No futuro, acharei graça quando lhe perguntar a graça e nesse momento pelo meu riso, saberá (a ausência) que foi uma amizade passageira, vivida, sentida e hoje esquecida."

Gostaríamos nós, nunca travar amizade com essa senhora, cuja a graça é ausência mas, a vida de vez em quando coloca-a no nosso caminho.

Não te esqueças que de uma ausência pode nascer uma grande reencontro.
Beijos

Verdades disse...

P.S: desculpa a ausência.
Beijos de novo

Maria José disse...

"Se a ausência falasse, diria que as estrelas perdem o seu brilho sem ti.
mas a ausência não fala, faz-me somente pensar no que sou, sem ti"

Assim me sinto de saudades tuas, vem cá ver-nos, fazes-me falta. Não vou dizer mais nada.

Bisous Linda

Anónimo disse...

foste tu que escrevest ? UAU !

Anónimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado