21 maio 2007

"Uma história simples" (para os que me lêem)

Era uma “Noite” daquelas que apetece juntar os amigos e fazer uma grande tertúlia. Há muito que pensava nisso mas ainda não tinha arranjado tempo. Pegou na caneta e começou a fazer a lista daqueles que tornariam essa noite a mais rica de sua vida. Começou por escrever o “Mago dos Sonhos”, já há muito que não falavam. “Maria” estava entusiasmada, pois sabia que o próximo fim-de-semana, seria perfeito.

Percorreu os olhos pela parede da sala e lá estavam pendurados todos aqueles que em “Silêncio”, eram testemunhas da sua luta e todos tinham algo em comum, eram a obra prima do "Philstudio". O seu pensamento foi interrompido pelo vizinho de cima o “Amaral” que “sempre acreditou no amor”. Escreveu numa folha o recado que tinha para lhe dar e este dizia: “a.s” já tem o “poliedro” que encomendaste.

Abriu a janela e olhou para o vale coberto de “Miosótis” e por “Momentos”, respirou aquele ar que lhe lembrava “O Cheiro da Ilha” e “Sonhadora” disse para si: “Esta é a minha casa”. Um pouco mais abaixo viu sair o “Vladimir da Lapa” que parou mesmo em frente da loja de “José O Falso Poeta” (assim se denominava), provavelmente estava a olhar para o livro que estava na montra, o título era sugestivo, chamava-se “Taradisse” . O autor chamava-se "Brain" era a história de uma “Moura ao Luar”. Antes de fechar a janela viu que a pitangueira da "Casa de Maio" estava carregada, e disse para si:

- Se a “Menina do Rio” por ali passasse diria que “Pitanga Doce...”.


Fechou a janela, o “Silêncio” era tal que ouvia os “Impulsos” do relógio de parede e nem “De-Propósito”, voltou à lista e acrescentou, “Vladimir”, “Isabel” e “Késia Maximiniano”. Enquanto revia os nomes, não fosse o diabo tecê-las e faltar alguém, ligou a tv pois queria ver a reposição de “Sandokan”. Na mesa ao lado ainda repousa aberto na pag. 74 "O Alquimista", tinha de ler mais umas linhas hoje.

Mais feliz do que nunca, reparou que iria juntar um naipe fabuloso em sua casa. Talvez houvesse tempo para se falar um pouco da "Chama Violeta" . Ah! importante ligar ao "Pedro", pedir que traga a viola e que não se esqueça da letra "Das palavras que nos unem". O mote seria “Verdades” de um blog “Mas baseado em quê?“ escrevinhou, pedir ao “Filipe” para trazer aquele vinho.

Voltou à janela, sentou-se naquele largo parapeito e com "um olhar indiscreto", apreciou aquele luar imenso, num tamanho céu "Azul". De longe quem a visse teria a imagem do quadro de "Ana Luar", feliz, olhou para o céu e proferiu:

- Como é bom "lê-los" a todos.

28 comentários:

Amaral disse...

O engraçado e curioso é que, na festa que idealizaste, tiveste um pouco de cada um, transformando a noite num momento mágico.
Agora, cada um recorda cada pormenor, e faz um balanço de quão rica terá sido para ti essa viagem fantástica.
Pela minha parte, agradeço-te teres-me colocado nesse caminho, tão cheio de tantas coisas...

Miosótis disse...

Menina...que dia fenomenal!
E que grande proeza!
Conseguiste juntar todos...mais facilmente que jantar de fim de curso (ou jantar de empresa), programado com um mês de antecedência.
Que excelente ideia a tua.
Que enriquecedora experiência.
Parabéns!
Beijos muitos à anfitriã.

Pitanga Doce disse...

Huuuum o que será que a Pitanga Doce faria? Ainda nem foi apresentada a essa gente toda...hehehe. Passem lá em casa para um café.

beijos

A.S. disse...

A tua criatividade e o teu talento proporcionaram um momento único de partilha e afecto!...


Um abraço!!!

Brain disse...

Helena,

Delicioso este teu post.

Agora, na parte que me toca, referes um livro escrito por mim e... ele existe!

Envia-me um endereço de e-mail para mynewbrain@gmail.com e eu terei todo o prazer em presente-ar-te com ele.

Beijo.

Anónimo disse...

A noite agradece, pelo tempo perdido entre cada letra lida, pela vontade de sonhar, pelo prazer de desenhar os cenários e, acima de tudo poruqe a alma também como, e tu, és o alimento.

sonhadora disse...

Uma história feita, com certeza, com muito amor. Não tinha sonhado com uma coisa destas. Imprevisível! Mas os sonhos são sempre assim. E das sonhadoras nem se fala.Palavra puxa palavra fizeste uma história fascinante.
Beijinhos embrulhados em abraços com muita ternurinha.

Phil's Studio disse...

Uau...
Que delicia. Que imaginação.
Só de pensar que fiz parte do teu imaginário...
Que privilégio!
Só espero que a tertúlia corresponda às tuas expectativas.
Aquele abraço.

Azul disse...

Olá Helena!

Tenho de te dar, sem qualquer dúvida, os parabéns pela originalidade deste post. Quase se consegue adivinhar o quão agradável seria uma noite assim.

E só posso dizer que me sinto muito honrada por fazer parte dessa noite.

Um grande beijinho para ti
Azul

Pedro Branco disse...

É só marcar a data. Já sabes. A minha viola continua com os sons de dentro e a minha voz ganha mais força ao lado da tua. Ah! E alguma cerveja e uma cachupa também pode ser. Vamos a isto!
Ou deixas-te contentar pelo virtual?

Beijão.

Maria disse...

Que estória bonita escreveste, unindo-nos todos numa noite de convívio que jamais esquecerei.
Não conhecia alguns dos teus convidados. Foi bom conhecê-los.
Muito obrigada pela amizade, pela partilha, pelo carinho com que me recebeste.
Estás de parabéns pela idéia. A sério, mesmo.

Beijinhos
(P.S. Esqueci-me de dizer que me senti muito honrada pelo convite para a festa...)

Maria P. disse...

E como é bom receber-te na Casa de Maio!
Fica a porta aberta, para ti e para todos! Haja festa!

Beijinho*

Sandokan disse...

Querida Amiga:Bom foi ler-te aqui agora, onde tu soubeste tão bem fazer um retrato de todos os teus amigos e amigas que muito te consideram. O que aqui escreveste com tanta maestri e com humor ajudou-me a racionalizar e a distanciar-me das situações delicadas que nos surgem na nossa vida. Ainda, há pouco, às 18 horas tive de passar por uma situação delicada e Deus não permitiu que eu partisse. Com o que escreves aproximamo-nos do nosso ponto de quilíbrio, favoreces a nossa criatividade, inclusive na resolução de problemas. Ao nos deixares esta missiva tão bela estás a dirigir as tuas energias e, assim, aproximas-te a todo o passo desse estado de felicidade e bem-estar que toda a mente sã deseja.Felizmente, pertecemos ( eu e tu) a uma cultura que valoriza o sentido de humor e devemos tratemos sempre de potenciá-lo cada vez mais.
Um dia um sábio disse: "A maior riqueza de um homem mede-se pela quantidade de amigos que tem". Eu agradeço-te HELENA, por fazeres parte da minha fortuna.
Que sejas muito feliz . Bem-hajas!

Sandokan disse...

Desculpa os erros, mas ainda estou muito nervoso do que me sucedeu às 18 horas.

Mago dos sonhos disse...

Saudações Ser da Criatividade!
Saudações a Todos!

O Mago agradece profundamente o facto de ter sido, um dos escolhidos, desta original e perfeita tertúlia. Belíssima noite seria, amena cavaqueira, encantado serão, enriquecedora convivência. Adorei este texto, este encontro original e fenomenal. Perfeito mesmo.O Mago, aqui sua alma repousou.

Sonhos Mágicos

Miosótis disse...

Uma flor pra ti....

____________888888
____8888___88888888___8888
___888888_8888888888_888888
___888888888888888888888888
___888888888888888888888888
____8888888888888888888888
_____88888888888888888888
_______8888888888888888
_________888888888888
______________**
____####______**______####
___#######____**____#######
____#######___**___#######
______######__**__######
________#####_**_#####
Que tenhas um dia lindo!
Beijos espalhados pelo campo de miosótis

Jose disse...

Eu já nem sei o que dizer !

Pelos comentários já todos diseram um pouco do que eu tinha em mente a dizer.

Helena parabéns e parabéns.

Um beijo terno e eterno.


Jose

DE-PROPOSITO disse...

Que momento de inspiração. Apetece-me a dizer que estavas 'iluminada'.
E que belo passeio fizeste. De certeza que encontraste muitas coisas lindas pelo locais onde passaste.
Fica bem.
Felicidades.
Um beijinho para ti.
Manuel

Miosótis disse...

Passei para te deixar um beijo bem escondidinho entre as pétalas de uma miosotis.
Até amanhã

Anónimo disse...

Afecto e magia neste conto, onde partilhas com encanto, bem hajas,

meu doce beijo e oharindiscreto__________

Miosótis disse...

--- __O
--_ \|-_
-(_)/ (_) 15Km...

------- __O
------_ \|-_
-----(_)/ (_) 30Km...

---------- __O
---------_ \|-_
--------(_)/ (_) 40Km...
Melhor eu pegar uma boleia né!?!
-------------------------------- ....()""()
-------------------------------- .("( 'o' )
-------------------------------- ,-(____)|'--.
-------------------------------- "=(o)==(o)=' 150Km...
Eiiiiita!!!
Demorei mas consegui!!!
Vim correndo p/ desejar um fim de semana maravilhoso......' <>..<>
.......' (=';'=)
.... (te adoro)
....... (")...(") ... MUITOS BEIJOS ..

o alquimista disse...

Tu és uma grande contadora de histórias, devis escrever ficção...

Os teus pés são navegantes na espuma, o teu cabelo dança em descuidada ironia, suave viagem de ondulante onda em tua boca, duas sílabas sopradas em mágica melodia...


Bom fim de semana


Doce beijo

Menina do Rio disse...

Li e reli "PALAVRA POR PALAVRA"!!!

Estou sem palavras...
FELIZ por estar nesta noite em uma linda FESTA cercada de AMIGOS tão QUERIDOS e outros que com certeza irei conhecer. Isso é o que chamo de AMIZADE. São laços que nos enlaçam independente da distância física!

Vou cumprimentar meus AMIGOS uma a um:
Boa Noite!

NOITE
MAGO DOS SONHOS
MARIA
SILÊNCIO
A.S
MIOSÓTIS
MOMENTOS
SONHADORA
FALSO POETA
MOURA AO LUAR
DE PROPÓSITO
ISABEL
SANDOKAN
O ALQUIMISTA
CHAMA VIOLETA
PEDRO
OLHAR INDISCRETO

E aos que ainda não conheço fica o meu beijo e a certeza que visitarei vossas casas.

Estou deveras ENCANTADA!!!
HELENA, és ÚNICA!

beijos no teu coração

Menina do Rio

Maria disse...

Vim por aqui ver se havia novidades....

Boa semana
Beijo

Anónimo disse...

Fantastico Helena, adorei a tua criatividade, ficou lindo

(so passei hoje, pois andei sem tempo ...)

Um grande beijinho e boa semana***

Miosótis disse...

Você escreve com alma, como se estivesse vivendo esse amor.
Como uma música esse seu tom.
Delicada como uma flor!
Nada é mais prazeiroso do vir aqui para ler você.
Beijos

AC disse...

Espetacular, achei brilhante tanto a ideia como o texto, parabéns.

Beijo

Chama Violeta disse...

Querida amiga! Ainda não havia estado aqui para ler esse texto "magnífico! Deixou-me sem palavras,estou a reler e a calar-me outra vez!
Obrigada pelas palavras deixadas em meu blog,visita-me sempre que desejares,sinta-te em casa,pois aqui eu me sinto!
Seu espaço é um encanto!!!
Beijos de luz violeta e um ótimo final de semana para ti!