18 junho 2007

Fé num desabafo...


Não posso descrever o indescritível
Não posso desacreditar o desacreditado
Não devo discriminar o já discriminado
Não quero fazer parte do imperceptível

Não sei desconfiar do ser humano
Não posso perder a fé que tenho nele
Não posso desamar o que herdei dele
Não quero fazer parte desse lado insano

Não quero desperdiçar o meu riso
Não posso magoar o meu desgosto
Não posso ter uma máscara no rosto
Não consigo ausentar-me da minha ausência

Mas posso dizer que:

O meu riso, procura alimento nos Outros
A minha alma, brilha na Vossa
O meu amor, nasce do Vosso
A minha ausência, é sinal de tristeza
A minha crença, está abalada
O meu norte, está desalinhado
A minha rota, de novo busca o norte
O meu sono, sofre de insónias
A minha simpatia, está desnivelada
O meu olhar, perde-se no horizonte
O meu por do sol, é a noite
O meu Arco-íris, perdeu uma côr
O meu passo, tornou-se lento
A minha palavra, inaudível
O meu Anjo, está mudo
A minha atenção, entorpecida
O meu senso de justiça, pensativo
A minha noção de conjunto, em litígio
O meu Eu, numa acção de divórcio

Mas, mesmo assim, continuo a achar que o ser humano, mesmo provocando em mim toda esta amálgama de sentimentos, merece a minha fé.
Provavelmente o erro está em mim.
Provavelmente ele deu-me o que era capaz.
Provavelmente eu é que criei expectativas a mais.
O ser humano limitou-se a ser ele mesmo e Eu, limitei-me a ser Eu.

No fundo Ele é fabuloso enquanto colectivo ou uno. Eu é que provavelmente tenho de reinventar a minha aprendizagem e apurar a minha fé Nele.

44 comentários:

Maria disse...

Helena

Tive que te ler duas vezes. Para poder absorver o mais possível, a esta hora...
Não tenho nada para te dizer, tu já disseste tudo.
Encara esta etapa da tua vida pela positiva.
Tu és capaz. E tens aqui um ombro...

Deixo-te um beijo enorme...

AC disse...

Impressionante o Desabafo, os verbos, os conteudos, os ritmos... riquissima a tua escrita, parabéns.

Espero que a personagem depressa inverta o seu pensar porque vai por um caminho que leio com desconforto.

Parabéns miuda

Beijo

Anónimo disse...

As dúvidas do criador sobre a sua criatura!

Brain disse...

Helena,

Não pude deixar de sentir este post, como algo de muito pessoal e não apenas um escrito que se faz.

Por isso, não vou comentar o texto, como texto.

Voltarei para conversar sobre a origem do conteúdo.

Beijo.

Brain disse...

Helena,

Eu tenho uma postura perante os outros que é a seguinte: "Até prova em contrário, confio!"

E esta minha postura...
Já me trouxe TANTOS dissabores...

Mas eu, continuo a ser assim!
Porque eu entendo que cada ser humano é único e que pelo facto de um não nos saber tratar bem, não saber reconhecer o tudo e o tanto que lhe demos, os outros serão iguais.

E por isso, eu continuo sempre com a mesma postura, porque apesar de haver os que se aproveitam de nós, apesar de haver os que não nos retribuem à altura (ou não retribuem sequer), sempre haverá outros - tantos outros - que nos têm em devida conta e nos dão em pequenos gestos de carinho, aquilo que deles é possível para estar à altura do que nós lhes oferecemos.

E neste mundo da blogosfera, tenho encontrado um pouco isso.
Tenho encontrado carinho, nas pessoas que me lendo, comentam e nos referenciam e nos fazem surpresas, como aquela que tu um dia fizeste. De forma espontânea e gratuita, de tão verdadeira que foi.

Por isso, eu continuo na minha senda de vida, a acreditar, que é possível, que existem DE FACTO pessoas que nos apreciam e que são merecedoras do nosso crédito e afecto.

Para as outras, deixo apenas o pensamento e sentimento de que foram elas que perderam, não sabendo aceitar aquilo que, verdadeiramente e com sentimento e com o melhor de mim, lhes proporcionei e elas, não souberam aproveitar.

Sofro com isso, é claro, já me questionei sobre a minha postura perante os outros, de tão magoado, mas hoje, consciente de ter dado sempre o melhor de mim, sigo em frente acredito em cada nova relação, como na primeira, pois, todos somos diferentes e há quem de facto nos mereça.

Por isso, não te questiones apenas a ti, não te ponhas completamente em causa, pois numa relação há sempre dois, duas realidades, duas verdades e os nossos actos, nunca são isolados, pelo que a responsabilidade é sempre repartida.

Continua, olha em frente e segue com o que pensas ser o melhor de ti e desta forma, estarás de bem com os outros, mas sobretudo, contigo própria!

Beijo.

Olga disse...

Eu também ainda acredito na Humanidade, apesar de às vezes, no meu interior, fraquejar!
Bjos. Gostei de ler.

poeta_silente disse...

Helena.
Em primeiro lugar, obrigada pela visita.
Fantástico o teu texto.. o teu poema. Toda a complexidade do ser humano está grafada nele.
Somos complexos por natureza... e nossos sentimentos se misturam entre amor e perplexidade ante as mutações desnaturadas que vemos acontecer em nossa volta. Esta complexidade, que se mistura com a espiritualidade, nos faz ter fé e acreditar que ainda existe o bem, dentro das pessoas.
Há que se ter cuidado... Pois nem todos fazem parte da minoría que vê no Amor o seu exemplo.
Deus te abençoe.
Beijos
Miriam

Miosótis disse...

Helena, minha querida amiga
na amálgama de sentimentos que te poluem a alma, busca algures no meio dos escolhos, algo de positivo desta fase que atravessas.
Porque tudo tem um lado positivo, mais que não seja o que aprendemos pela negativa.
Sinto-me triste por te sentir assim, tão de mal contigo própria e com o que te rodeia.
Este teu desabafo tocou-me no sentir...
E tal como eu, outras pessoas te estimam e te querem muito bem.
Apesar de virtual (ou talvez porque é virtual), a amizade é sincera e desprovida de quaisquer joguinhos que tanto se praticam na realidade.
Quero-te de novo como me habituei a conhecer-te!
Quero-te feliz!!!!
Deixo-te um beijo enorme, doce... só para ti!

un dress disse...

só sei que crescer dói ...



beijO

Juℓi Ribeiro disse...

Helena:

Fiquei encantada com teu lirismo
e com a profundidade dos sentimentos que consegues
colocar em palavras...
Lindo texto!
Lindos sentimentos!
Obrigada pela gentil visita.
Volte sempre que puder,
será um prazer e uma alegria.
Vamos linkar nossos blogs?
Um abraço.*Juli*

Sandokan disse...

Impressionante o que aqui nos transmites. Belo e fantástico!

MENTES MENTIROSAS
no http://lusoprosecontras.blogspot.com

A felicidade é um perfume com que não podemos aspergir os outros sem que caiam algumas gotas em nós mesmos. De que serve viver senão tornarmos a vida menos difícil aos outros.

Gasolina disse...

Helena,

Deixar de acreditar é desistir de nós mesmos.
E as tuas palavras só me contam força, determinação e inquietação porque o teu coração é grande; certezas só os tolos as têm.

Deixo um beijo. E admiração.

PS. Obrigado por me prestigiares com a tua visita.

Anónimo disse...

"A sabedoria é o melhor guia e a fé, a melhor companheira."

Obrigado pelas palavras e a tua visita em meu espaço Helena!

Esteja à vontade quando quiser voltar...

Beijos

PAH, nã sei! disse...

Obrigada...
Não só pela visita lá pelo cantinho, mas pelo que deixaste aqui.
Passamos tempos infinitos a lamentar aquilo que somos e, o que não são para nós.
Quantas vezes dizemos: não voltas a ser pateta... não voltas a confiar em quem apenas "existe" à nossa volta.
Até que um dia, já não esperando nada. Quando já nos habituamos. Eis que uma palavra, um gesto, fazem tudo valer a pena.
Ao ler-te, não pude conter as lágrimas... pois HOJE, tudo voltou a valer a pena.
Concerteza não entendes as minhas palavras... mas existe uma alma, uma AMIGA, que as entenderá.

Obrigada :)

Sinclair disse...

Estou estupefacto...
Parabens pelo blogue...
Aproveito para te convidar em visitar o meu
wwww.pelaleitura.blogspot.com

Maria P. disse...

Basta seres Tu.

Eu senti a tua ausência, mas não peças desculpa, desabafa...Beijinho*

Ana Luar disse...

No dia em que eu perder a fé de que o ser humano conseguirá melhorar... então a vida deixará de fazer sentido.
Acredita, pk a fé move montanhas.

Phil's Studio disse...

Cara Helena,
"Acreditar também é sonhar... mas os sonhos realizam-se!"
Portanto, acredita.

Aquele abraço.

P.S.: Também eu peço desculpa pela ausência...

Isabel disse...

É um texto denso mas, bastante revelador, da ebulição em que se encontram os teus sentimentos. Mas, a vida é mesmo assim; todos os dias temos que provar a nós próprios que somos capazes.

Bjt

impulsos disse...

Muito bom o que acabei de ler!
Parabéns!!
Um verdadeiro sopro da alma.

Beijinho

Avid disse...

Nao sei muito bem o que comentar. Confesso que li e reli...Impressionou-me. Mas ja tudo foi dito no texto.
Bjs meus

Amaral disse...

Provavelmente, o erro não está em ninguém nem em nada. O que És não deixa de Ser. Ponto final.
Apesar de tudo, com toda essa amálgama de sentimentos, a tua certeza apenas se questionou.
A dúvida não destrói. Apenas acende a chama de chegar até onde o conhecimento permite.
No fundo, o teu Eu apenas está mais alerta...

sonhadora disse...

Do teu post saiu um aroma que acendeu uma estrela no meu coração.
Beijinhos embrulhados em abraços

Anónimo disse...

E eu encontrei aqui palavras, intensas, espirituais. Acabei lendo alguns dos textos duas vezes. Claro que voltarei sempre.

Obrigado pela gentil visita, Helena, e seja sempre bem-vinda ao meu blog!

Espaços abertos.. disse...

Deve - se sempre acreditar no melhor,existe um Universo que desconhecemos,mas basta acreditar e tudo acontece...
Bjs Zita

Maria disse...

Passei para... para...
Deixo-te um beijo, Helena

Espaços abertos.. disse...

Minha amiga temos que continuar,não jlgues que és única,há dez dias atrás tive indícios de uma AVC...a vida tem que continuar...
Bjs Zita

Menina do Rio disse...

Não devemos perder as nossas caracteristicas que são á fé, o amor, o riso, a bondade e a nossa direção. Nem desacreditar dos já tão desacreditados. A nossa caminhada se faz pela ternura com que alimentamos e somos alimentados, mesmo que por momentos haja fel onde devia ser doce...

beijos

mixtu disse...

lindo
beijos

Anónimo disse...

O que comentar?
Está tudo aqui.
O poema obriga a ler, a reler, a absorver, a beber, a saborear.
Temos de aprender a retirar todo o prazer que da vida e a acreditar que é possível.

Amo-te, na plenitude desta palavra, como alguém que preenche uma parte da minha vida. De forma única e exclusiva.

Simplemente...
presente;
Parabéns Helena, do
Paulo

A.S. disse...

Helena, se vais apurar ainda mais a tua fé, tantas vezes precisa neste mundo conturbado em que vivemos, aproveita esse momento de bem estar e de comunhão do corpo e da alma, essa apaziguamento profundo em que nem um inocente desejo te perturba ou uma leve mágoa te assume, para te dares conta da imensidão dos "teus" impossiveis que se não realizaram... Teria sido fatalidade, destino, falta de acreditar ou... falta de Fé?


Eis um bom tema para reflexão!

Deixo-te um abraço!

sonhadora disse...

Caminho pelo prazer e pelo sonho.
Serei lua no teu canto.
Beijinhos embrulhados em abraços

sonhadora disse...

"Não te digo tanto quanto quero, nem te faço tanto quanto sonho"

Maria Teresa Horta


Beijinhos embrulhados em abraços

Miosótis disse...

F...aça da sua vida o bastante
E...scute o seu coração
L...eia os olhos de quem te ama
I...nspire seu coração
C...onte comigo
I...dealize seus sonhos
D...e mais de você a você mesmo
A...me quem te ama
D...eixe de lado a tristeza
E...assim
S...erá feliz!
♥-:¦:- T
♥-:¦:-♥-:¦:- E
♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: A
♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦ D
♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: O
♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: R
♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦: ♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦:-♥-:¦ O

Anónimo disse...

Vim até aqui para te deixar o meu novo endereço, visto que reparei teres-me linkado: http://madrugada31.blogspot.com

Com os meus cumprimentos.

Anónimo disse...

BELO TEXTO.

Maria disse...

Deixo-te outro beijo...

Chama Violeta disse...

Calo-me em tuas palavras!
Beijos de luz violeta e bom final de semana!

Anónimo disse...

Belas as tuas palavras sobre o Ser Humano! Quem sabe às vezes não somos injustos porque criamos expectativas muito altas?!

Parabéns!

Beijinho e, bom fim de semana!

Maria disse...

Ainda..................

vida de vidro disse...

Gostei muitíssimo do poema e da tua reflexão. Não sei se sou capaz de ter essa fé no ser humano. Mas acredito que é a atitude certa para viver bem. **

Unknown disse...

o mundo está cheio de sofrimento mas também está cheio de superação do mesmo

Mi... disse...

Ainda ...a desabafar
Um beijo... no coração **

Flor Martha S. Ferreira disse...

Muito bonito o seu texto e muito queridos os seus amigos nos comentários. Você deve ser muito querida, isso é o melhor. Gostaria de saber se posso colocar essa foto linda dessa postagem no link abaixo.
Abraços, Vidaemsociedade
http://virtudes-humanas.blogspot.com/2009/02/virtude-humana-fe.html